Slalom: Prática de manobras entre os cones

Você também acha lindo as pessoas que conseguem fazer aquelas manobras em velocidade entre os cones?! Pois bem, essa modalidade tem um nome: Slalom. Uma modalidade muito divertida, porém vai te desafiar a dominar várias técnicas de patinação. Além de trabalhar o equilíbrio, ela trabalha bastante a concentração e a agilidade, e pode ser praticada em grupo ou individualmente (isso mesmo, você pode aprender sozinho também). Para começar basta ter o patins certo, os cones e seguir nossas dicas.

 Patins certo para slalom: um patins que seja firme nos pés.

Até mesmo para os iniciantes de Slalom, indicamos que comece já na Linha Freestyle. Estes patins são desenvolvidos em bota rígida, assim oferece mais firmeza na parte da bota, e fica bem firme nos pés. Além disso, conta também com base de alumínio e sem freio, o que oferece mobilidade e mais agilidade nos movimentos. Agora, se você já pensa em investir na melhor opção para prática de slalom, recomendamos as botas em fibra de carbono - que oferecem muita firmeza aos pés, e muita leveza na hora de praticar.

  

Configurações da roda: acima já mencionamos a importância de usar um patins com base de alumínio, e tem mais um diferencial que faz muita diferença na hora de praticar slalom: a configuração das rodas. Para quem está começando, pode começar com a configuração original do patins Freestyle, que seria a configuração ‘flat’ - 4 rodas do mesmo tamanho e na mesma altura. Essa é uma configuração que vai te dar estabilidade, para você poder focar em dominar os movimentos primeiro. Conforme você for avançando durante as práticas, vai querer ganhar mais agilidade, e é aí que entra a configuração ‘roqueada’; onde as rodas são maiores ao centro, e menores nas pontas - com diferença de 4mm. Essa configuração facilita na hora de fazer os movimentos de curvas, muito comum nessa prática. Para roquear o seu patins, confira as opções de rodas em 76mm. (Obs: Tem também a opção de trocar a base por uma base roqueada e assim usar as rodas do mesmo tamanho).

       

 Agora a prática: Posicionamento dos cones: 

Os cones são sempre posicionados em fileiras, com o mesmo distanciamento entre eles sendo de 50cm, 80cm ou 120cm. Normalmente se começa a prática com 10 cones, aqui na Traxart você adquire o seu Jogo de Cones, para já começar. 

 

 

Vamos começar a praticar? 

Separamos aqui algumas dicas básicas para que você possa pelo menos desenvolver a base para futuras manobras:

 

  • Comece com manobras bases do Slalom, como a Fish: Zig-Zag com os dois pés paralelos. Esse é um treino que te ensina a mudar de direção com velocidade. 

 

  • Em seguida, tente a manobra Snack: Zig-Zag entre os cones com um pé na frente do outro. E depois a manobra Cross: mesma ideia da Snake, porém com um pé cruzando na frente do outro. Aqui, a gente trabalha em cima da técnica adquirida no Fish, mas agora já treinando com um pé na frente do outro, assim já desafiando mais o equilíbrio e a agilidade.

 

  • E por fim, quando se sentir confiante após treinar as manobras que utilizam os dois pés, é a hora de aderir controle e equilíbrio, fazendo One Foot. Finalmente, o one foot é essencial para você conseguir ter o domínio com ambos os pés.

 

Dominando essas 3 práticas você já terá uma base boa para se desenvolver no Slalom. 

Acompanhe o tutorial: 

Agora é só treinar e se divertir sobre rodas! 

Ainda tem dúvidas de qual é o melhor patins para a modalidade Slalom, e gostaria de ajuda para escolher um? Estamos com atendimento via Whatsapp em (11) 98380-2676 para te ajudar!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.